Orgulho da MGS conquista pela simpatia e dedicação ao trabalho
Porteiro escolar da EMEI Delfim Moreira, em Belo Horizonte, é destaque pela excelência no serviço prestado
Publicado em 11/06/2025 08:57 - Atualizado em 21/07/2025 18:14
O destaque do Orgulho da MGS deste mês conta a trajetória inspiradora de superação e dedicação do colaborador Francisco de Assis Silva, de 55 anos, carinhosamente conhecido como Chico. Porteiro escolar na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Delfim Moreira, localizada na região Centro-Sul de Belo Horizonte, Chico é reconhecido por seu carisma, simpatia e comprometimento. Sua atuação se destaca pela qualidade do serviço prestado e bom relacionamento que mantém com toda a comunidade escolar.
Trajetória na MGS
Empregado da MGS há sete anos, sua história é marcada por perseverança e força de vontade. Em 2018, durante a transição da Caixa Escolar para a MGS, ele precisou participar de um processo seletivo para fazer parte da empresa. Na época, Chico ainda não sabia ler e nem escrever. Foi então que, com coragem e determinação, Chico abraçou a oportunidade de mudar sua realidade, tornando-se exemplo de superação para todos ao seu redor.
Com o apoio da MGS e da equipe escolar, incluindo direção, coordenação e professores, Chico teve a oportunidade de se alfabetizar e concluir os estudos por meio do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Logo, com dedicação e incentivo dos colegas, participou do processo seletivo da MGS e foi aprovado. “Sou muito grato à MGS, pois ela me deu a chance de estudar. Me dediquei e, com a ajuda dos colegas de trabalho, fiz a prova e passei. Foi bom demais, e só tenho a agradecer a todos que me incentivaram e ajudaram nesta conquista”, relembra Chico.
Reconhecimento na
escola
Segundo Carla Machado Lessa, professora e coordenadora da EMEI, Chico é um profissional dedicado e apaixonado pelo que faz. “As crianças são sempre recebidas com alegria. Os trabalhadores da escola admiram muito o seu trabalho, que é de alta qualidade. As famílias o adoram. Quando ele falta, sentimos um vazio na escola. Ele é muito querido por todos nós, sempre prestativo, educado e pronto para ajudar. Além disso, traz segurança para a EMEI, pois está sempre atento na entrada e saída dos alunos e cuida da escola com zelo e responsabilidade”, destaca Carla.
Patrimônio da EMEI
Ao longo dos anos, Chico conquistou muito mais do que conhecimento: estruturou sua vida e a de sua família, além de conquistar a admiração de todos ao seu redor. Para a vice-diretora da EMEI, Lídia Rodrigues Pereira, que convive com profissional da MGS há quatro anos, ele é um profissional pontual, comprometido e muito querido. “As famílias gostam de conversar com ele. Chico é muito simpático, receptivo e sempre solícito. Brincamos que o Chico é ‘patrimônio da escola’. Só temos elogios e gratidão pelo seu trabalho”, afirma Lídia.
Exemplo de profissionalismo
A diretora da EMEI Delfim Moreira, Cássia Cristina, também faz questão de ressaltar a importância do trabalho de Chico. “Ele é uma pessoa extraordinária, muito querido pelas famílias, crianças, gestão e colegas. É extremamente responsável, sabe o nome de todas as crianças e garante que nenhuma entre ou saia sem um responsável. Podemos confiar de olhos fechados. Chico é admirável e muito amado por toda a comunidade escolar”, finaliza Cássia.
por Regilane